Create Your First Project
Start adding your projects to your portfolio. Click on "Manage Projects" to get started
Terrapoiesis (Paraty - 2023)
Genre
Video Performance
Data
Sexta-feira, 24 de novembro
Locação
Cercanias do Porto de Paraty - RJ
Declamação a céu aberto // Terrapoeisis: : Lectura poética performativa, ofrenda de versos al mar de Paraty y al mar de allá desde este porto-encruzilhada.
A obra proposta pela artista Génova Alvarado entrelaça a história, a resistência e a identidade em trânsito da artista em um exercício poético e decolonial. Consiste em 33 versos ‘mal escritos’ em placas de argila terracota, redigidos em português, espanhol, charrúa e outras línguas indígenas, como um ato de resistência linguística que busca expressar uma identidade em movimento, fragmentada e em construção. Alguns versos foram co-criados com a artista indígena Bruna Charrúa, (brunajeguaka) residente em Pelotas. @brunajeguaka
Esta poesia será oferecida ao Atlântico por meio de uma leitura performativa, entendida como um gesto simbólico de amor e reparação às memórias dos povos originários dessa terra, sua resistência afro-pindarámica, e a luta persistente dos povos negros e indígenas que ainda residem ali, reafirmando-se na reivindicação de sua história e cultura afro-brasileira, diaspórica e indígena.
A performance foi pensada como resultado da residência artística digital do projeto regional “Portos de Sur a Sud”, do qual a artista participou.
Projeto Portos de Sur a Süd
É um um projeto regional artístico, uma iniciativa do Goethe-Institut, do qual participam 18 artistas de 7 países da América Latina (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Uruguai, Paraguai e Venezuela ). Com curadoria de @chanamamani_ e @ldiez.












